ENSINO E PESQUISA

O CRIO defende que promover saúde é possível de várias formas e uma delas é pela educação. Através da ciência, da formação e capacitação de profissionais de saúde conseguimos construir uma rede oncológica mais capaz, ética, humana e segura para seus pacientes e profissionais.

Assim, reconhecendo a importância do conhecimento no combate ao câncer, o CRIO conta com um Núcleo de Ensino e Pesquisa em Oncologia, promovendo assim maior articulação entre teoria e prática, favorecendo a pesquisa e capacitando profissionais para a atuação em oncologia. O ensino gera um impacto positivo no cuidado ao paciente, devolvendo a sociedade profissionais capacitados não apenas de ordem técnica mas humanizada, reconhecendo que profissionais bem preparados cuidam melhor.

Seu objetivo é integrar a comunidade acadêmica ao ensino e pesquisa científica em oncologia, favorecendo a propagação de conhecimento e assim contribuir para maior perícia no atendimento ao usuário nas mais diversas especialidades em saúde, tornando assim o CRIO referência em ensino e pesquisa no estado do Ceará, promovendo saúde através do conhecimento.

Nossas principais atividades são a residência multiprofissional, pesquisas acadêmicas, cursos de capacitação e atualização profissional, estágios curriculares, eventos científicos, cursos, visitas técnicas e educação permanente dos profissionais do CRIO.

Coordenação de Ensino e Pesquisa
Emanuelly Mota Silva Rodrigues
Contato: (85) 98193-5388
E-mail: ensinoepesquisa@crio.com.br

foto 01
foto 01

Residência Multiprofissional em Cancerologia

Programa de pós-graduação lato sensu através de ensino em serviço, possui carga horária de 60 horas semanais (entre atividades práticas, teóricas e teórico-práticas) durante 2 anos em regime de dedicação exclusiva. Visa capacitar e especializar profissionais de saúde para atuação interprofissional humanizada, holística, capaz e perita desses trabalhadores com, para e no SUS incentivando a educação popular em saúde, práticas integrativas e ações que promovam a autonomia e cuidado do usuário.

Pesquisas acadêmicas

As pesquisas acadêmicas contribuem para propagação e troca de conhecimento, divulgando inovações em saúde, instigando problemáticas e construindo através da ciência melhorias no cuidado à pessoa com câncer.

Além de conduzir pesquisas próprias, o CRIO é instituição parceira de várias universidades para a execução de pesquisas, além de contar com um núcleo de apoio ao pesquisador, sendo espaço para criações de trabalhos de conclusão de cursos de graduação, pós-graduação, residência, mestrado e doutorado.

Confira o trâmite para envio de projetos para anuência institucional:

Deverá ser enviado para o e-mail ensinoepesquisa@crio.com.br o projeto de pesquisa, termo de anuência e termo de fiel depositário (se houver). Após esse envio o projeto é avaliado pela nossa comissão interna para anuência institucional, não substituindo o parecer do CEP. Esse trâmite conta com o prazo de 15 dias úteis. Lembrando que de acordo com a Resolução 466/2012 da CNS toda e qualquer pesquisa com seres humanos deve ser aprovada por um Comitê de Ética em Pesquisa, sendo submetida através da Plataforma Brasil.

Links relevantes:
Resolução 466/2012: http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Site Plataforma Brasil: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Carta Circular 166/2018 - CONEP: http://www.saude.ufpr.br/portal/cometica/wp-content/uploads/sites/7/2018/07/Carta-Circular-166-2018-Tramita%C3%A7%C3%A3o-dos-estudos-do-tipo-relato-de-caso.pdf

Simpósio Multiprofissional de Oncologia

O Simpósio Multiprofissional de Oncologia nasceu com a missão de integrar conhecimentos entre os saberes envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, através de discussões sobre as inovações científicas de assistência e cuidado. Através da multiprofissionalidade percebemos o paciente oncológico como um ser holístico que merece ser contemplado em todas as suas esferas, sejam elas físicas, psicológicas, sociais, culturais e espirituais.

Em 7 edições recebemos palestrantes renomados para conosco discutir inovações no cuidado oncológico, tendo como fruto 2 publicações de anais, divulgando e construindo juntos conhecimento.

Anais do V Simpósio Multiprofissional de Oncologia: https://www.even3.com.br/anais/vsmo/

Anais do VI Simpósio Multiprofissional de Oncologia: https://www.even3.com.br/anais/visimposiomultionco/